quarta-feira, 28 de abril de 2004

Feriados japoneses

Agora são 0h30. Acabei de chegar. É bom não abusar, mas o Japão ainda é um país seguro. Além do mais, a esse horário ainda há muita gente nas ruas, porque os trens ainda funcionam. Às 23h30 peguei o trem, lotado. Engravatados voltando do trabalho (ou da happy hour), mulheres voltando do trabalho, estudantes. A gente ainda reclama que os trens não vão até mais tarde... Mas isso é porque a gente já se acostumou com o transporte daqui, e se esqueceu de que, no Brasil, primeiro: quase não há trens ou metrôs; segundo: os que há param de funcionar às 11 da noite; terceiro: mesmo que tivesse transporte 24h, não seria seguro ficar na rua tarde da noite.

Eu estava em Minoo. Fui jantar com os kouhais no Saizeriya, um restaurante italiano a que nós costumávamos ir quando na Gaidai. Fica em Onohara, o "centro do mundo" para nós que vivíamos naquele mundinho pequeno, sem poder ir muito longe mesmo aos fins de semana, porque tínhamos que estudar ou porque não tínhamos dinheiro... enfim. Foi bem legal conversar com os kouhais, eles são gente finíssima. Dois brasileiros, um de Sampa e um de Londrina, e um colombiano, de Bogotá, que por sinal, já conhecia o Oscar.

Amanhã é feriado nacional, "Dia do Verde". Eu acho que, como os japoneses, exceto os estudantes, não têm férias, eles inventaram um monte de feriados sem significado para poder descansar. Mas podiam ter feito melhor. Aqui não tem essa coisa de feriado prolongado, a não ser por um único dia do ano: o dia 4 de maio, que fica entre os feriados de 3 e 5 de maio, e foi declarado oficialmente feriado nacional - esse é o nome do feriado. É por isso que esses 3 dias (mais o fim de semana, se cair tudo junto) são chamados de Golden Week, e considerados as férias dos japoneses. Amanhã é feriado, mas sexta-feira tem aulas. Se o feriado caísse numa terça-feira, seria a mesma coisa. No Brasil, para os comerciantes, por exemplo, geralmente não há feriado prolongado também, mas para os estudantes é praticamente certo que sim.

Foi por isso que eu comprei minha passagem para Tokyo com saída na sexta à noite. Acontece que sexta passada 2 dos 4 professores disseram que não dariam aulas essa semana. Por que eles não falaram isso antes de eu comprar as passagens?! Segunda eu tentei trocar o dia da viagem, mas o ônibus da quarta já estava lotado. Se eu quisesse ir por outra companhia, eles só me devolveriam 70% do dinheiro. Bem, tive que me conformar. Pelo menos amanhã eu terei o dia inteiro para lavar, passar, cozinhar, aspirar o pó do quarto, fazer as malas e me encontrar com a Corina. Ela chega amanhã de manhã. Ah, e eu também espero que na aula de EF na sexta nós joguemos futebol, em vez de só ficar fazendo exercícios.

Minha voz está anasalada e meu nariz continua escorrendo, mas não tive febre nem dores no corpo. Espero que não piore da noite pro dia.

Estou procurando um trabalho. Meu dinheiro está diminuindo, diminuindo... desse jeito não terei grana suficiente pra voltar pro Brasil, e isso é algo que não pode acontecer de jeito nenhum! Ah, e vocês acreditam que a bolsa, que deveria ter sido depositada no máximo na segunda-feira, até hoje não tinha sido depositada? Pois é, o governo está dando o calote... E o pior é que muita gente estava vivendo só com a bolsa de março, que veio lá pelo dia 11, ou seja, muito mais mês do que dinheiro.

Huaa, que soninho... Boa noite.