segunda-feira, 28 de junho de 2004

Festa Junina

Ontem eu fui a uma festa junina!! Organizada pela Comunidade Brasileira de Kansai, a CBK. Apesar do calor insuportável que não permitiu que o quentão e o vinho quente animassem mais a festa, os altos preços da cerveja, da feijoada e do cachorro-quente, deu para matar a saudade da quadrilha, do forró, do pastel e do bolo de fubá. Parece que estavam presentes na festa dois jogadores de futebol (eles tinham mesmo jeito, e as esposas eram loiras...:P) que jogam em Kobe. Acho que um deles veio do Grêmio, sei lá.
O local onde foi realizada a festa, antigamente, era uma espécie de "Casa do Emigrante", onde os japoneses com destino ao Brasil e outros países da América se hospedavam até o dia da viagem. Hoje em dia o prédio abriga um acervo de fotos, e réplicas dos navios usados nas viagens. Aproximadamente 40 por cento dos navios de migrantes japoneses partiram do porto de Kobe.
Infelizmente eu me esqueci de levar a câmera, então só deu para tirar umas fotinhos toscas com o celular. Ah, mas festa junina vocês já estão carecas de ver, né?
Depois da festa eu fui às compras. Não me chamem de esnobe, não me acusem de ter sido devorada pela sociedade consumista japonesa, mas o fato é que eu nunca pensei que sairia da Gap com uma sacolona cheia de compras... Acreditem, uma liquidação da Gap aqui no Japão desbanca até uma certa rede de lojas considerada "popular". Interessante que, olhando as etiquetas das roupas, eu fiz um tour pela Ásia - Tailândia, Vietnã, China, Cambódia, Cingapura... Claro, se fosse produto japonês, não seria tão barato.
Aliás, um problema na hora de comprar lembrancinhas para levar para casa é que até souvenirs japoneses são Made in China. Sei lá, eu não vejo problema, contanto que o souvenir tenha cara de Japão, mas... que é estranho, é.

Nenhum comentário: