terça-feira, 18 de março de 2008

Últimas

É... agora sim eu sinto o fim. Dia 25 é a minha formatura e dia 28 eu me mudo para Tokyo. Faltam poucos dias na minha vida de estudante, poucos dias na cidade de Kobe, poucos dias morando sozinha num apartamento gigantesco numa área residencial na montanha. Daqui a menos de 2 semanas eu vou estar num apartamento menor, bem mais caro, com mais uma pessoa, a 5 minutos da estação de metrô, a 20 minutos do centro de Tokyo.
Dá um pouco de tristeza ter que deixar esse apartamento que me fez sentir tão em casa, tão à vontade, mas ao mesmo tempo eu vou voltar pra cidade grande, rever amigos, começar uma vida nova. Hoje eu recebi a resposta de uma entrevista que fui fazer em Tokyo semana passada. Vou trabalhar numa agência de viagens, como eu queria. ^^

Essa será a terceira vez que eu me mudo, e a quantidade de coisas só aumenta a cada mudança. Mas dessa vez não vai dar para levar tudo. A primeira empresa de mudança que veio aqui em casa fazer um orçamento disse que para levar tudo ia custar uns 270 mil ienes (2700 dólares). Então eu decidi vender alguns móveis. Que decepção... Liguei para várias lojas, mas nenhuma delas comprava o tipo de móveis que eu tenho. Muito pelo contrário, elas cobravam para retirar os móveis e se livrar deles para mim. Aqui é assim:
1) Jogam-se fora móveis e eletrodomésticos, bicicletas e motos etc., mesmo em bom estado
2) Uma vez por mês a prefeitura coleta os móveis e eletros de pequeno porte
3) Quanto aos móveis grandes e bicicletas, pode-se ligar pra prefeitura e pedir pra que eles venham recolher de graça
4) Para jogar geladeiras, televisores, computadores etc., é necessário pagar uma taxa (25 a 50 dólares) de reciclagem, e pedir para alguma empresa de coleta ou pro fabricante para retirar o "lixo"
5) É difícil vender coisas usadas, mas existem várias lojas de coisas usadas (Recycle shops), ou seja, eles vendem o que conseguiram de graça, ou pior, recebem dinheiro de quem joga fora e também de quem compra

No fim eu vou gastar uns mil dólares para carregar minhas tralhas, menos a mesa do computador, aspirador, ventilador, mesinha da sala, cadeira giratória de couro (que dó, eu sei...), sofá, prateleiras, muitas roupas e sapatos. Vou levar comigo a lição de que viver no Japão é perigoso, anti-ecológico, caro e irracional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hehe, é muito grande a diferença com o que acontece no Brasil, né?

E boa sorte na "nova vida"! Parabéns pelo emprego também!

Vou te visitar em Tóquio qualquer dia! (ando meio travel-descontrol, sem critério algum para resolver viajar) hehe ;)

Beijão!

Anônimo disse...

Mais uma casada! Nossa sala, batendo todos os recordes!!!

Anônimo disse...

Ilka, quanto tempo!!
Adorei saber que você tem um blog, e adorei mais ainda ver que sua conversa continua tão inteligente e agradável.
Boa sorte na nova vida, curta muito essa maluquice que é morar aí e guarde muitas histórias pra contar.
Beijos da Denise (da ECA)

Lúcia disse...

Ilka!!! Boa sorte na nova vida, menina.

E como foi a mudança? hehe

Beijos