quarta-feira, 14 de maio de 2003

Realmente, Dea, eu naum tinha conseguido colocar o link, mas agora jah editei e lah estah o endere,co do blog do Danilo, o outro estudante brasileiro que mora em Tokyo. A Erica me perguntou da vida normal aqui. Eh, as pessoas que eu conhe,co costumam comer 3 refei,coes por dia, tomar banho... acho que escovar os dentes varias vezes por dia naum eh um costume. Naum sei, talvez eles escovem alguma vez por dia. Eu sei que eles naum usam guardanapos. E os copos descartaveis saum todos de papel. A separa,cao do lixo eh algo bastante peculiar: combustiveis, naum combustiveis, latas e garrafas. Acho que a bolsa da Lica se enquadraria no primeiro caso.
Humm, o fato eh que eu naum conhe,co de verdade o cotidiano dos japoneses, pq naum convivo c/ eles. Eu tenho contato c/ alguns estudantes japoneses que estudam lingua Portuguesa aqui na Gaidai. Ah, Gaidai (vcs ainda verao esse nome muitas vezes) eh uma abrevia,cao de Gaikokugo Daigaku, traduzido como University of Foreign Studies. Eh onde eu estudo, no Center for Japanese Language (CJL, quase um CJE) da Gaidai.
Retomando. Eu conhe,co somente alguns desses estudantes, mas nos falamos pouco, por isso naum conhe,co o dia-a-dia deles.
Eu e o Marcio estavamos falando sobre isso um dia desses. Logo depois que nos chegamos, houve um periodo de inscri,coes para um programa de Host Families. Funciona da seguinte maneira: as familias japonesas que participam do programa escolhem, dentre os estudantes inscritos, um que lhes pare,ca ... sei lah, que tenha mais a ver, ou que fale alguma lingua que eles conhe,cam. Por exemplo, a Corina, da Romenia, fala frances. Entaum, uma familia em que a mae fala frances a escolheu. Se vc naum gosta de gatos, nenhuma familia que tenha gatos ira seleciona-lo. Entenderam? Essa host family seria uma maneira de vc conhecer um pouco mais dos costumes japoneses. Naum eh um home-stay, os estudantes apenas se encontram c/ sua familia de vez em quando pra fazer alguma coisa juntos, praticar o japones ou outra lingua etc. Me parece bem interessante, mas na epoca das inscri,coes eu achei que naum teria tempo, que teria que estudar muito, que seria melhor ter amigos japoneses aqui na Gaidai e acabei naum me inscrevendo. Eh, me arrependo. Depois de ver meus amigos c/ as fichas de suas respectivas familias - crian,cas, cachorros, gemeos, a mae fala frances, o pai fala chines, o filho de 5 anos fala ingles, por exemplo -, eu fiquei c/ vontade de ter uma familia japonesa tb. Mas, fazer o que?
Ai, desculpem, eu acabei naum dizendo sobre o que eu e o Marcio estavamos conversando: que p/ praticar japones, seria melhor fazer amigos entre os estudantes, pq eles estaum sempre aqui. Mas as host families tem um proposito alem disso: permitir que a gente conhe,ca como eh uma casa japonesa, como eh uma rela,cao familiar, como se portam os adultos e as crian,cas. Eh uma imersao cultural que o estudo da lingua por si soh naum poderia proporcionar. Espero que eu consiga uma vaga no programa de home-stay desse verao. As vagas oferecidas saum limitadas, e todo mundo vai querer um lugar para conhecer durante as ferias. Naum se esque,cam de que, quando eu digo verao, quero dizer julho/agosto, e naum dezembro/janeiro. Mais precisamente agosto, quando saum as nossas ferias. Soh de lembrar que as ferias de verao no Brasil saum quase 3 meses... bah!
Beijos, Ilka =]

Nenhum comentário: