sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Alguma coisa acontece no meu coração...

Ontem eu vi as fotos que a Dea e o Al tiraram quando foram ao Brasil passar Natal e ano novo. A Dea é uma amiga da ECA que foi pros States se casar com o Al, que é americano. Parece que a visita foi ótima, a julgar pelas fotos e, principalmente, pelos comentários do Al. Não sei se é o amor dele por ela, ou da família dela por ele, mas em geral ele falou muito bem do Brasil - das pessoas, da comida e até do encanamento! Vendo um estrangeiro falar tão bem do Brasil me fez pensar nas coisas boas de lá, e a saudade apertando enquanto eu via as fotos das comidinhas, praia, cidade pacata do interior, tartarugas (eu tenho 3), amigo secreto em família, amigos da ECA reunidos num bar.
Quando eu terminei de ver as fotos, uma música estava tocando na minha cabeça: "Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João..." Ah, que saudade de ti, Sampa. O que será que tem de especial nessa cidade grande, suja, congestionada, perigosa, tão rica e tão miserável? Acho que são os vários mundos que existem nela. Gente de todos os cantos do país e do mundo, "tribos", ruas especializadas em alguma coisa, comida de rua e restaurantes de luxo, vendedores ambulantes e shopping centers. Tudo junto? Não, tudo separado. Cada qual no seu mundo, cada atração com seu público. Pelo menos esse é o status que se tenta manter. É uma convivência na aparência e por mais hipócrita que seja, de uma certa forma funciona.
Reformulando, ah, que saudade do meu mundo lá em Sampa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ilkam!!! Não sabia que você ainda escrevia aqui!

Concordo completamente com seu post. Sempre que passo longos tempos fora de São Paulo, me bate essa saudade que eu não sei explicar.

Quando os gringos perguntam de São Paulo, nunca sei dizer o que tem de bom aqui.

Dea disse...

Ilka!!! Nossa meu, que surpresa abrir seu blog e ver logo esse post!! Nao sabia que vc mantinha esse blog ativo, vou adicionar na lista do meu e visitar sempre!
Que bom que vc curtiu as fotos!! (e que aguentao ver tudo!! haha)
Espero que esteja tudo bem por ai!!
Beijao