quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Golpe Microcamp - UMES

Faz mais ou menos um mês, ligaram em casa e minha mãe atendeu. Minha mãe estava de licença médica por ter deslocado o ombro graças àquela alça que tem nos ônibus, sabe? É, serve para segurar, mas não não tem segurança nenhuma. Mas a ligação nãe era para ela, era para mim. Disseram que era sobre um benefício da UMES e que mais informações só poderiam ser dadas pessoalmente. Deixaram um telefone de contato e pediram que eu retornasse.

Minha mãe me ligou no trabalho e me deu o recado. Eu fiquei curiosa e liguei.
- Central de atendimento.
- De onde fala?
- É da UMES.
- Posso falar com a Rafaela (acho que era esse o nome)?
- É ela.
- Me pediram para retornar para esse número, sobre um benefício da UMES.
- Ah, sim, qual o seu nome?
- (Meu nome)
- Sim, sra, a UMES sorteou alunos e ex-alunos para estarem recebendo uma bolsa no valor de R$200,00 mensais por até 2 anos para ser utilizada em um curso de qualificação profissional. Por que a senhora nunca entrou em contato para receber esse benefício?
- Como assim nunca entrei em contato? Ninguém nunca me falou nada.
- Ah, é? Bom, senhora, na verdade o prazo para receber termina amanhã (sexta), e a senhora tem que comparecer pessoalmente, tá? O endereço é na Rua Butantã, 77. Que horas a senhora pode comparecer?
- Eu não posso por causa do trabalho.
- Bom, nós vamos abrir uma exceção para as pessoas que trabalham como a senhora, estarem comparecendo no sábado. Que horas a senhora pode comparecer?
- Hum... umas 14h.
- Ok, sra, então eu vou estar deslocando [sic] o fiscal Daniel (não lembro o nome) para atendê-la. Então, por favor não chegue atrasada, tá, porque o fiscal Daniel vai estar esperando a senhora até as 14h.
- Ok.

Cheguei em casa e procurei o número de telefone e o endereço no Google, junto com as palavras "UMES", "bolsa qualificação profissional", e qual não foi minha surpresa ao ver que aquilo, afinal, não passava de uma grande enganação! O endereço era da Microcamp de Pinheiros. E olha que eu passo lá todo dia de ônibus.



No site da UMES realmente é mencionado um convênio entre a UMES e a Microcamp, mas ligar da Microcamp se identificando como UMES e oferecer uma "bolsa de qualificação profissional" que não passa de um desconto virtual em cursos da própria Microcamp... isso é G-O-L-P-E!

Um post do blog Boteco Sujo mostra uma apuração interessantíssima dessa estratégia maldosa da Microcamp.

Bom, continuando o meu relato, eu resolvi não perder meu tempo e não compareci à Microcamp, ops, à "UMES da rua Butantã" às 14h do sábado. Daí, às 14:15 ligam na minha casa e eu atendo. A tal da Rafaela já começa a conversa em tom de bully, como se EU fosse a errada na história.
- A senhora não compareceu aqui no horário agendado, posso saber o motivo?
- Olha, eu vi na internet que isso é propaganda enganosa e resolvi não ir. Eu passo aí todo dia e sei que o endereço é da Microcamp, não da UMES.
- A nossa sede fica em outro endereço, mas esse endereço da rua Butantã é somente o local onde o representante faz o atendimento, entendeu? Olha, nós deslocamos o fiscal Daniel só para atender a senhora e a senhora não compareceu.
- Tá, desculpa, mas de qualquer maneira eu não vou ter tempo de fazer nenhum curso de qualificação profissional então eu abro mão da bolsa.
- Tá bom, obrigada.

Caso encerrado. Ou pelo menos eu achava que estava. Até hoje de manhã, quando alguém me liga dizendo que é da UMES e pergunta logo de cara:
- Por qual motivo a senhora não compareceu no atendimento agendado?
- Eu já falei com uma das suas atendentes. Já falei os meus motivos.
- Mas qual o motivo? (já me deixou nervosa...)
- Olha, eu vi na internet que isso é propaganda enganosa e resolvi não ir!
- Senhora, o que a gente faz é um trabalho sério!
- Tá, mas é meu direito achar que é propaganda enganosa e não querer ir, não é?
- Senhora, ...
- Eu fui no endereço que me passaram e não era da UMES, era da Microcamp, não é?
- Olha,..
- Eu liguei na UMES (na verdade não tinha ligado) e me disseram que essa bolsa não existe!
- ... Aguarda um instante, senhora.

Desliguei. Que mané aguardar um instante para ficar ouvindo mais ladainha! Não sei por que eles se dão ao trabalho de insistir com alguém que já tinha descoberto que tudo não passava de um golpe.

Ainda bem que eu não cheguei a ser enganada. Mas eu vou entrar em contato com a UMES para perguntar o que ELES pensam dessa política da Microcamp e o que pretendem (ou se pretendem) fazer a respeito. Se eles têm um convênio com a Microcamp, não podem alegar indiferença e tirar o corpo fora. A UMES tem a obrigação de esclarecer em seu site o conteúdo do convênio e deixar bem claro que essa tal bolsa não existe. Se não quem vai acabar perdendo a credibilidade são eles.

Ai, se essa gentinha da Microcamp de Pinheiros me liga outra vez... Acho que aí sim, "eu estarei comparecendo", sem agendamento mesmo, para falar com algum fiscal deslocado.

14 comentários:

Thais dos Santos disse...

Olá Ilka, tudo bem?
Meu nome é Thais e sou de São Paulo, mas no momento estou morando e estudando em San Diego, Califórnia. Li no seu último post que você foi sozinha para o Hawaii e que gostou da experiência. Eu vou fazer isso agora depois do Natal, passar 11 dias por lá sozinha. Nunca viajei sozinha e estou meio apreensiva. Ao mesmo tempo acho que pode ser uma experiência bacana. Se você tiver alguma dica (ou palavra de encorajamento, hahaha) seria muito legal ouvir. Vou deixar meu email aqui embaixo e se você tiver um tempo e disposição, por favor, me contate! Abraços e obrigada, Thais.
thassantos@gmail.com

francisco vicente disse...

OLA TD BEM ?
COMIGO ACONTECEU A MESMA COISA NO DIA 25/05 E NO OUTRO DIA ERA PRA MIN I LA PERDI O DIA DE ESCOLA GRASSAS A DEUS Q UMA AMIGA DA MINHA MÃE FALO Q ERA UM CURSO VC TA SERTA

Unknown disse...

Nooossa me ligaram semana passada agendando um fical pra mim ¬¬
nao fui, e hj me ligaram de nvoo flando pra mim ir 5°...
agr que vii varias coisas aqui pelo google... eu nao perco meu tempo indo nessa MICROCAMP dos infernos hahaha

Felipechina @hotmail.com disse...

oi aconteceu o mesmo comigo ligaram dizendo q era da UMES e q eu tinha sido selecionado para ganhar 180,00 reais por mês para utilizar em curso tecnico ou de linguas , fiquei interessado mas desconfiado ao mesmo tempo prcurei no google e achei seu comentario entre outros , marcaram uma entrevista para amanhã 04/03 , domingo 13:30 na rua getulio vargas 190 Maua , e adivinha tambem é um endereço da microcamp golpe né !!!!
Claro q não vou , mas e ai não se pode fazer nada ??? tenho toda ligação gravada em meu celular tenho como tomar alguma atitude pra esses canlhas não tentarem enganar mais nimguem

felipechina@hotmail.com

Anônimo disse...

Gente, acho que o mesmo grupo me ligou passando um novo golpe, mas o endereço é o mesmo. Ligaram para o escritório onde meu pai trabalha falando que é era da Cidadania e Emprego querendo falar comigo, porem não trabalho lá, mesmo assim resolvi ligar para o número que deixaram. Quando liguei falei com uma atendente que pediu para eu estar comparecendo no sábado, dia 21/07, as 14:00 na Rua Butantã, para um fiscal estar falando comigo e me encaminhando para uma empresa, pediram para levar RG, CPF, comprovante de residência e um número de protocolo D88 que eu deveria informar para o fiscal. Porem antes de ir ao local achei melhor verificar, e no local informado por ela atua uma empresa chamada Microcamp, empresa de informática e idiomas, na qual não consigo entrar em contato e o telefone não conferem com o que me passaram. Achei tudo muito suspeito e resolvi não comparecer. Quando foi hoje, dia 24/07 recebi uma ligação no meu celular de outro número de celular perguntando se eu havia comparecido, quando falei que não a atendente falou que eu deveria ir até amanhã para receber os benefícios, disse que não me interessava mais, e na mesma hora ela desligou. Essa atitude que acabou me deixando ainda mais desconfiada, pensando que talvez possa realmente ser algum tipo de golpe, ou até mesmo sequestradores.. Abaixo deixo algumas informações que podem ser uteis:
Cidadania e Emprego
Tel.: 3533-9464 – falar com Marta
Cel.: 7009-6476
End.: Rua Butantã, 77 – Pinheiros.

Paty disse...

Boa Noite
Estou aqui denunciando um golpe da UMES junto com a MICRICAMP, infelizmente o mundo evolui e os golpistas continuam os mesmos.
Ontem minha mãe recebeu uma ligação de uma pessoa que deu o nome de Alan da umes ,perguntando se tinha criança em casa e quantos anos, e que ela havia recebido um incentivo de 200 reais da UMES para investir em estudos por três anos, e que o prazo estava acabando, é porque que ela não estava ainda usando o beneficio, minha mãe ficou toda atrapalhado, e me ligou e pediu que eu ligasse pra eles pra me informar direito.
Bem liguei para o numero 11-34451378 de cara eles não atendem , eles esperam um pouco e depois retornam a ligação todo formal dizendo que consta a chamada, que atendeu foi o Alan ,o mesmo que ligou pra minha mãe e disse que quando eu ligasse pedisse pra falar com o coordenador Henrique,.
Bom ele me disse as mesmas coisas que disse pra minha mãe, e que eu tinha que agendar o dia pra comparecer no endereço Av. Dr Eduardo cotching 2457 em frente a praça Sampaio vital vl formosa, falar com jorge,mario ou samara e dar um código 7011/00337,no sabado dia 28/7/2012 das 9:00 hrs as 19:00 hrs, eles alegam que foram sorteados 5000 alunos da zona leste e que depois de sábado eles iriam sortear alunos do Grajau.
Ai eu entrei na internet e descobri o golpe , liguei novamente pra eles e a mesma coisa eles não atendem depois retornam sínicos, ai que atendeu dessa vez se apresentou como o tal Henrique, só que era a mesma pessoa a voz idêntica , eu ate questionei, ele e muito bem treinado, disse um monte de bobagens, justificando que não era golpe, e que o endereço era em uma escola técnica que havia cedido para o evento, (escola essa da Microcamp),e que a gente teria que escolher a escola pra ser investido o dinheiro, escola essa que eles tinha uma relação aprovada pelo MEC.
Pois bem ai esta um golpe que eles estão aplicando e um vários estados tem um blog que tem ate ex funcioáario dizendo como funciona o golpe.
Precisamos deter esses picaretas eles mudam de nome de tempos em tempos e sempre aplicando esse golpe

Thiago disse...

Acabaram de ligar para meu pai dizendo que ganhei uma bolsa de 200 reais e teria que comparecer na rua Butantã 77 e levar uma senha para conseguir essa bolsa... Ainda bem que vi essa informação, pois já ia lá ver o que era. É inacreditável como esse mundo está cheio de gente falsa que visa apenas o lucro não importa como!
Agradeço a vocês por postar essa informação.

SJ // disse...

Alguém pode me ajudar? caí nesse golpe de bolsa e vou abrir processo. Me contate no e-mail: silvio18arj@hotmail.com

Anônimo disse...

Acho que ligaram a semana passada, mas como não conhecia o numero porque não era de Butanta não atendi...

anonimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson disse...

É acabaram de ligar pra minha casa dizendo q era uma bolsa do jeito q aconteceu com vc, só q eu olhei o endereço e era da Microcamp tbm, e de acordo com sua história eu ñ vou lá, pq é golpe, vlw pela história :D

Tali disse...

Me ligaram ontem e hoje. Me falaram que o meu agendamento seria para hoje as 14:00 como eu havia falado que tinha descobrido que era GOLPE e não iria, percebi que as mocinhas haviam perdido a linha, e nem deixavam eu terminar de falar para depois responder, ficavam me atropelando, alegando que tratava-se de um trabalho sério. Além de golpistas ainda são MAL EDUCADAS.

Tali disse...

Me ligaram ontem e hoje. Me falaram que o meu agendamento seria para hoje as 14:00 como eu havia falado que tinha descobrido que era GOLPE e não iria, percebi que as mocinhas haviam perdido a linha, e nem deixavam eu terminar de falar para depois responder, ficavam me atropelando, alegando que tratava-se de um trabalho sério. Além de golpistas ainda são MAL EDUCADAS.

FESTAECIA disse...

Sou mae e recebi essa ligacao direcionada a minha filha resolvi pesguisa e vi todos estes depoimento realmente tudo nao passa de um golpe mal arguitetato no meu ver sempre as mesmas coversas. Gente cuidado a todos q ve esses depoimento, realmente nao passa de um golpe...