quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bali para dois+

Dia 12 de abril eu fui para Bali, Indonésia, e passei 3 dias e 3 noites lá. Era para ter sido uma super viagem, que eu já queria fazer havia muito tempo. Já tinha planejado essa viagem duas vezes, com pessoas diferentes, mas por motivos de trabalho etc. teve que ser cancelada, e dessa vez, como da vez que fui pro Havaí, tive que ir sozinha. Mas aí é que está o problema: Bali não é um lugar para ir sozinhA.

Quem não gosta de viajar desacompanhado irá dizer que nenhum lugar é bom quando se vai sozinho. Eu concordo parcialmente, já que a minha primeira viagem sozinha, para o Havaí, foi uma ótima experiência. E é exatamente por isso que eu me acho qualificada para dizer: não vá para Bali sozinhA! Se você for homem, talvez não seja ruim, você pode até ¨se dar bem¨, no sentido masculino da expressão. Mas uma mulher nas ruas de Kuta e Legian, as áreas mais lotadas de Bali, é como um peixe nadando no meio dos tubarões. E eu não digo somente no sentido de ser escaneada e xavecada pelos tiozinhos locais, mas também por se tornar mais vulnerável ao assédio dos vendedores, motoristas de táxi informais e locadores de motos que ficam posicionados a cada metro ou menos das ruas principais. Tudo isso me deixou tão estressada que acabou estragando meu passeio. Mas eu aindo quero voltar para lá, com mais tempo, dinheiro (o meu acabou antes do esperado) e acompanhada.

Como eu me limitei à área mais urbana da ilha, só sei através dos guias de viagem que no norte e centro de Bali pode-se ter contato com a natureza, passear montado num elefante e visitar as plantações em terraços, além de poder mergulhar e fazer outros esportes marítimos. Vi também nos sites de hotéis o que é um verdadeiro ¨asian resort¨, completamente distinto do modesto, úmido e barulhento budget hotel em que me hospedei...

Resumindo, eu estava no lugar certo, nas condições erradas e, principalmente, na companhia errada: eu mesma. Se teve algo de bom? Claro! Boa comida, boas compras, táxi barato, muito sol e nada de chuva e, exceto pelos tiozinhos, o povo de lá é gente finíssima.

Um comentário:

Dea disse...

uau! poxa experiencia interessantissima. Amei o post. E quero ver fotoooooos!
Amaria fazer um passeio assim mas no momento tb to precisando de um O do meu lado pois to sem: me separei do AL (numa boa) e estou de volta ao Brasil. Ah, e por falar nisso tb estou de blog novo, atuelize ai: http://deaeverywhereanywhere.blogspot.com ;) bjao!!