sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Ilka Mina




Um nome como o meu não é nada comum no Brasil. Mina, no meu caso, é um nome japonês. Mas também existe em muitos outros países, especialmente na Ásia. No Irã, é o nome de uma flor e, assim como "Rosa", também é usado como nome feminino. A origem de Ilka, no entanto, foi uma incógnita durante a maior parte da minha vida, já que a minha mãe havia escolhido meu nome não pelo significado, mas simplesmente porque ouviu falar de uma Ilka, amiga de uma parente, e gostou do nome.
Finalmente, quando estava no colegial, resolvi procurar meu nome em alguns dicionários e na internet. Achei duas (supostas) origens pro nome: a primeira é eslávica, e siginifica "batalhadora". A segunda é que Ilka é o apelido húngaro para Helen, que, por sua vez, tem origem grega e siginifica "luz".

Outras coisas que descobri, utilizando o velho e bom Google, foram que Ilka Chase foi uma atriz americana dos anos 50 que participou do original "Ocean's Eleven", que a maioria das Ilkas que têm um website são artistas, e que existem muitas Ilkas na Alemanha, que, por sinal, não é um país eslávico. E, como vcs podem ver na foto acima, que eu achei num site belga, Ilka também é ou costumava ser nome de lâmina de barbear. Agora, uma coisa que minha mãe descobriu, utilizando a ferramenta de busca do Orkut para me encontrar, foi que existe uma Mina Ilka, e ela é iraniana.

Aqui no Japão, todo mundo me chama de Mina, até alguns brasileiros. Mas na escola onde eu trabalho, que é uma escola americana, todo o staff é chamado pelo primeiro nome. Agora imaginem aqueles english-speakers tentando falar Ilka (algo como ill-ka)... HAHAH Todos, sem exceção, se enroscam, aí eu tenho que pedir para que me chamem de Mina, please. Já perdi a conta de quantas vezes eu tive que dizer "Mina é meu nome do meio, Ilka é meu primeiro nome, mas Mina é mais fácil de pronunciar" ou então "não tenho certeza, mas acho que Ilka vem de algum lugar do norte da Europa" (era leste, mas tudo bem). E mesmo com esse nome, a maioria nem imagina que eu não sou japonesa...

6 comentários:

Nathalia disse...

oi,
encontrei teu blog por acaso!
adorei o post...
nomes saum realmente complicados de se entender, e nada como o bom e velho google!!!!
Vc estah no Japaum???? Q legal.... tenho familia ai.. minha vó eh japonesa!!!
bjus*

Corlen disse...

Sei como eh... tb tenho que explicar o meus nomes...

Thiago - mto comum, nao se usa no brasil por causa disso...
Leon - um dos sobrenomes, fica mais facil de lembrar e pronunciar
Corlen - nickname usado pelo pessoal da net, nome de origem misteriosa.

jah o Cornelius tem historia, mas eu soh lembro das gozacoes da escola :(

Anônimo disse...

Oi ILKA, puxa , eu te entendo perfeitamente, falar o nosso nome já é dificil, e escrever então... nem se fala.
Semana passada fui soletrar meu nome pra uma atendente, I-L-K-A
sabe como ela escreveu: Ielica!!!
Pode?!?
Mas eu amo meu nome, e gosto muito quando olho numa lista, ou faço alguma inscrição, tipo de um concurso e vejo que só tem meu nome na lista, é muito legal né?
Bem , obrigada pelas informações sobre o significado do nosso nome!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi ILKA, Nosso nome é muito legal mesmo, mas só depois dos meus 14 anos q começei a gostar, queria ter um nome comum como todo mundo da escola, ter que repetir o nome tres vezes era horrivel, mas agora nao é mais. Adoro repeti-lo. Quando a pessoa tem que escrever meu nome(para algum cadatro) já soletro logo, pq sei q nao vai entender, mas nao sei se adianta muito nao. Força Ilka e perpetuem o nosso nome, sou a terceira da minha familia
Ilka

ilka miranda disse...

Hello, my name is Ilka too. i like your page,, it is very interesting because i was looking for the meaning of my name.
i speak spanish,, i translated this information in order to understand the idea. my page is http://eltinterodelmaestro.blogspot.com

have a great time!!

Anônimo disse...

meu nome é ilka helena e pela origem ¨batalhadora e com luz, sou advogada mas tenho alma de artista, brasileira e gosto muito do nosso nome.È interessante que soletro sempre. o meu nome quando alguem tem que escrevê-lo.soube que o meu pai viu no teatro municipal do rj no ano de 1955 uma bailarina russa com este nome e me presenteou, pois sinto-me feliz com este lindo nome.Nas minhas pesquisas encontrei Ilka helena uma radialista de Sao Paulo do ano de 1949. Meu abraço para todas as Ilkas que sintam felizes por se chamarem assim. para ilkas