sexta-feira, 25 de julho de 2003

Sabado... parece que eu sempre come,co dizendo sabado ou domingo. Isso eh um sinal de que soh nos fins de semana acontece algo de diferente. Para dizer a verdade, ateh a palavra em japones para dias de semana indica isso: significa dias planos, chatos.
Enfim, soh agora eu me dei conta: naum foi no sabado, mas no domingo que eu fui ao restaurante brasileiro em Kobe. Comi cupim, picanha, costela, alcatra, lingui,ca brasileira, palmito, pao de queijo (um monte), feijoada e ateh estrogonofe, que naum eh brasileiro, mas mesmo assim eu sinto falta, porque aqui naum se come. Ah, e tomei suco de maracuja! Comi muito, como eh de praxe num rodizio, certo?
Na segunda, que foi feriado, eu e a Lara fomos a uma feirinha de antiguidades em Shitennouji, Osaka. O local, um templo, era uma concentra,cao de predios, impressionante! E as barracas (muitissimas, diga-se de passagem) ficavam nas ruas que permeavam o templo. basicamente, o que se vendia lah eram kimonos usados e ceramica. Naum conseguimos achar o yukata que a Lara estava procurando, mas acabamos comprando umas saias, usadas, claro, pela modica quantia de 300 ienes cada. Havia tambem velharias (naum antiguidades), bijuterias, frutas secas e conservas, poucas op,coes de comida. Muitos estrangeiros, algumas mulheres louras e altas, provavelmente modelos (de segunda), ca,cando kimonos que lhes caissem bem, mas...
Felizmente, eu comprei meu yukata em Kobe, no dia anterior, por um pre,co absurdamente baixo: 1800 ienes, contra uma media de 5 mil para a mesma categoria de yukata. Ainda nuam sei como vesti-lo, porque ele mede uns 2 m de comprimento e as japonesas tem uma tecnica para dobra-lo na cintura, debaixo do obi, a faixa com que se amarra o yukata. A proposito, o mais dificil de se vestir eh fazer o la,co nas costas. Se eu naum consigo nem co,car minhas costas direito, que dirah fazer um la,co decente.

Dia 11 viajarei para Tokushima, por um programa de homestay. Somente 2 noites, para assistir ao Awa-Odori. Odori, como eu jah disse, eh a tradicional dan,ca japonesa. Awa eh o nome da cidade onde o evento eh realizado. Um dos mais famosos festivais de Odori do Japao. Pelo menos agora eu jah tenho meu yukata... naum fac,o ideia de como vou passar 3 dias falando japones, se eu estou tendo dificuldades ateh para comprar a passagem de onibus para viajar.

Segunda-feira eh meu ultimo dia de aula... Estou com uma vontade enorme de naum fazer nada. Mas cozinhar, lavar roupas, aspirar o quarto (=limpar o quarto usando um aspirador de poh) e fazer compras se mostram inadiaveis tarefas, ai, ai... Eu adoro essa escola! Eles nos entregaram tres apostilas de tarefa de casa, mais um monte de folhas, duas reda,coes, e duas fitas de listening comprehension. Qual eh o termo em portugues para essa expressao? Fora o fato de termos que estudar para as provas, que come,cam uma semana depois do fim das ferias, e saum importantissimas para entrar na universidade.

Beijos a todos

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola.. achei seu blog num search. Moro em Osaka e estava procurando um restaurante de comida brasileira em Kansai fora de Osaka. Parece que voce achou um em Kobe..Sera que me podia passar o nome, tel...ou algum info? Arigato!
Harry

Ilka Mina disse...

http://www.bento.com/kansai/rev/9064.html
tem um mapa pra la. Voce pode ir de Hankyu ate Sannomiya e depois andar uns 20 minutos, ou pgar JR ate Kobe station. De la, siga as plaquinhas ate Mosaic.

Anônimo disse...

Obrigado. Valeu mesmo. Ja fui a Sannomiya umas 2 vezes, entao acho que consigo achar facil. Valeu!

Cristiano Camargo disse...

Olá, meu nome é Cristiano Camargo, escritor,47 anos,casado.
Estou escrevendo um livro cuja estória se passa na cidade de Osaka,e como,ao ver o seu blog, fiquei sabendo que você mora em Osaka,talvez você saiba me dar algumas informações específicas não-turísticas sobre esta cidade,como:
a)Quais os bairros nobres, de elite?
b)ficam muito distantes do centro?
c)Osaka é uma cidade difícil para conseguir vagas de estacionamento no centro?
d)Minha personagem é uma adolescente(16 anos),filha de um dono de uma editora de mangás e de uma funcionária pública da Prefeitura da cidade, de alto escalão.Em que bairros de Osaka ficaria mais plausível que ela morasse?Ela também estudaria num colégio público, mas, será que está certo?Com este nível de vida ela teria como estar numa escola particular?Em que ano da escola ela estaria?
Desde já, agradeço!
Por favor entre em contato comigo para responder pelo email:
camargocristiano@hotmail.com