segunda-feira, 28 de junho de 2004

Festa Junina

Ontem eu fui a uma festa junina!! Organizada pela Comunidade Brasileira de Kansai, a CBK. Apesar do calor insuportável que não permitiu que o quentão e o vinho quente animassem mais a festa, os altos preços da cerveja, da feijoada e do cachorro-quente, deu para matar a saudade da quadrilha, do forró, do pastel e do bolo de fubá. Parece que estavam presentes na festa dois jogadores de futebol (eles tinham mesmo jeito, e as esposas eram loiras...:P) que jogam em Kobe. Acho que um deles veio do Grêmio, sei lá.
O local onde foi realizada a festa, antigamente, era uma espécie de "Casa do Emigrante", onde os japoneses com destino ao Brasil e outros países da América se hospedavam até o dia da viagem. Hoje em dia o prédio abriga um acervo de fotos, e réplicas dos navios usados nas viagens. Aproximadamente 40 por cento dos navios de migrantes japoneses partiram do porto de Kobe.
Infelizmente eu me esqueci de levar a câmera, então só deu para tirar umas fotinhos toscas com o celular. Ah, mas festa junina vocês já estão carecas de ver, né?
Depois da festa eu fui às compras. Não me chamem de esnobe, não me acusem de ter sido devorada pela sociedade consumista japonesa, mas o fato é que eu nunca pensei que sairia da Gap com uma sacolona cheia de compras... Acreditem, uma liquidação da Gap aqui no Japão desbanca até uma certa rede de lojas considerada "popular". Interessante que, olhando as etiquetas das roupas, eu fiz um tour pela Ásia - Tailândia, Vietnã, China, Cambódia, Cingapura... Claro, se fosse produto japonês, não seria tão barato.
Aliás, um problema na hora de comprar lembrancinhas para levar para casa é que até souvenirs japoneses são Made in China. Sei lá, eu não vejo problema, contanto que o souvenir tenha cara de Japão, mas... que é estranho, é.

domingo, 27 de junho de 2004

Finalmente, fotos!

Como vcs já viram, agora eu poso colocar fotos no meu blog!! Se vcs tiverem algum pedido especial, do tipo "foto daquele lugar, ou daquela pessoa, dos seus migos etc.", é só falar!
Leche, vc precisa me mandar a URL do seu blog, pq eu não consegui acessar seu perfil...
Má, é claro que eu me lembro de vc, né.. até parece que faz muito mais de um ano e meio que a gente se falou pela última vez.
Segunda-feira passada o taifu passou por aqui, levando guarda-chuvas, telhados, causando acidentes e até mortes... Um cameraman foi jogado no mar e arrastado pelas ondas quando estava no porto para a gravação de uma reportagem. Parte do telhado de um hotel voou em direção à linha de shinkansen (trem-bala), deixando os passageiros esperando na estação por mais de 6 horas. E ninguém teve aulas o dia inteiro.
Tenho mais para contar sobre o meu fim de semana, que foi muito bom, mas deixo pra amanhã, porque já é tarde e eu tenho aula amanhã... Huááá

Topete?

Essa foto foi o Nerso quem tirou, quando nós estavamos no castelo de Himeji. Era a primeira do filme, foi sem ajustes de foco nem nada... e eu nem queria que ele tirasse!! Mas ficou engracada, heheh... E, naum, eu naum adotei o estilo Itamar, foi o vento mesmo. Era inverno, como vcs podem ver pelo meu casaco. Posted by Hello

domingo, 20 de junho de 2004

1 ano, 60 dias

Esqueci de comemorar (mas tb, como?) 1 ano de blog! Pff... como se fosse muito importante, né... Mas significa que eu já estou aqui há mais de um ano. O 1 ano, na verdade, passou rápido, rápido demais. Esse mais de um ano é que tem demorado a passar. Tanto porque agora eu estou sozinha e solitária, como porque faltam apenas 60 dias para eu voltar. E estes 60 dias serão duros... quando eu mais preciso estudar, pras provas, a viagem é tudo o que eu consigo pensar. Duros serão também pela falta de grana. E isso me dá uma dor de cabeça... eu gasto horas fazendo contas e planos para ver se vai dar para gastar numa boa nas férias.
De novo, o verão. Só que agora eu tenho que pagar pelo ar-condicionado. E não dá pra usar o computador sem ar, se não ele parece um carro velho, aí dá aquele medo de dar pau.
Na verdade... já é verão? Eu nem sei... porque o período de chuvas geralmente é antes do verão. E ainda não começou a chover pra valer. Bom, mas parece que essa semana vai... se bobear, hoje mesmo vai chover. Ainda mais quando o tufão está se aproximando... Já passou por Okinawa, agora está em Kyushu, no sul. Eu só espero estar em casa quando passar aqui por Kobe...
Ontem, enquanto eu asistia à novela (sim, depois eu conto), apareceu no GC a notícia de que acabara de ocorrer um terremoto em Wakayama, não muito longe daqui. Mas fraco, sem danos sérios. E hoje, às 2 e pouco da tarde, mais um, de 3 graus (não sei que escala eles utilizam), mas esse não sei onde foi. Talvez seja bastante comum, mas eu, que não assistia TV, nunca ficava sabendo. Ao contrário de muitas pessoas, eu não tenho curiosidade de experimentar um terremoto... até porque nunca se sabe o fim que ele vai levar.

domingo, 13 de junho de 2004

Novo template

Mudei meu template, como vcs podem ver, mas perdi meus comments... Bom, agora vou deixar o blog assim mesmo. Coloquei alguns links novos. O blog do Raymond eu recomendo para quem tem paciência para ler e gosta de política. A Klara, minha amiga romena, tem dotes literários; ela publicou alguns livros de haiku, poemas japoneses. E no site dela há também algumas pinturas que ela fez.

Parece que o tsuyu, período de chuvas, chegou. Mas hoje fez um tempo muito bom. Eu até comprei um McShake e fui caminhar no porto... Espero que o verão desse ano não seja tão úmido como o do ano passado, é horrível! Bom, eu não sei como é na região norte do Brasil, mas que o verão japonês é muito pior que o de Sampa, isso é.

Estou pensando em, quando voltar pro Brasil, fazer uma "maratona de cinema", assistir quantos filmes eu puder. Fora os filmes que terei que assistir em vídeo... Quem tiver sugestões (de filmes que passaram nesse um ano e 4 meses) ou, melhor ainda, quiser me acompanhar, seja bem-vindo.

Ai, ai, estou morrendo de saudades de todos vcs!

terça-feira, 8 de junho de 2004

Praia

Voltei!! Humm, nem sei por onde começar... Bom, como está minha vida ultimamente. Bem, chata, nada muito interessante... pra falar a verdade, sim, eu fui à praia no último sábado, e foi decepcionante! Na verdade, eu e minha amiga fomos mesmo a um aquário (muito legal), que fica na praia, então resolvemos voltar pela areia. Mas que areia grossa, cheia de conchas! Tive que voltar pela pista de cooper. Para piorar a imagem, nada de ondas (havia aquelas barreiras de concreto perto da orla), um monte de gente vestindo calca comprida, mulheres de salto alto (!!), japoneses loiros de doer. Anyway, brasileiro é que é tem cultura de praia. Acho que só no Brasil você vê o que você vê na praia, então talvez aonde quer que eu vá (praias de outros países, digo) será um pouco decepcionante. Melhor voltar pro Brasil, aproveitar, e deixar os japoneses com o estilo deles de curtir (ou não) a praia.