domingo, 16 de maio de 2004

Parece grego...

Eu me pergunto quando eu vou conseguir entender as aulas da facu... O que esses professores falam? Sei lá... Eu só fico feliz quando eles citam algum autor não-japonês, porque aí eu posso procurar a bibliografia em inglês, ou português. Quinta-feira o professor falou um monte de coisas que eu não entendi e outras que eu achei que estava entendendo. Ouvi "Emile" aqui e "Rousseau" ali, "Kunt" acolá. Primeiro, achei que ele estivesse falando de um autor chamado Emile, e estava esperando ele citar o nome completo desse autor. Depois ele começou a mencionar Rousseau várias vezes, e eu fiquei confusa. Hoje, ao procurar sobre Emile na net, descobri que Rousseau escreveu uma obra entitulada Emile. Aaahh, agora sim!
Li um pedaço, comparei com o que a gente tinha lido na classe (em japonês), e percebi uma coisa: japonês é muito mais fácil. O único problema é que eu ainda não sei o suficiente. Mas o que eu quero dizer é que, por exemplo, obras como essa de Rousseau, traduzidas para o japonês, perdem um pouco a complexidade que geralmente têm, porque o japonês não é uma língua muito rica em vocábulos mais abstratos. Assim, eu imagino que seja extremamente difícil ser fiel ao conteúdo de obras de política, filosofia etc. ao se fazer uma tradução pro japonês.
Comecei a ler 1984, de George Orwell. É muito interessante. Eu imagino o que os leitores de cada época pensaram... logo que o livro foi lançado, um pouco depois, mais perto da década de 80, no ano de 1984 e depois. E o que pensarão...

quinta-feira, 13 de maio de 2004

Bolsa - A Chegada

Finalmente, a bolsa... bom, parece que chegou, porque hoje recebi uma carta da universidade comprovando -querendo mostrar- o depósito do dinheiro. Mas ainda estou pobre, pobre.

Ontem me custou muito conseguir dormir. De preocupação. Olhei o calendário da facu e vi que as provas de reaval são no comecinho de setembro. E se eu tiver que fazer essas provas? Sim, porque eu tenho certeza de que vou rodar em várias matérias... Aleém disso, vi também que o período de matrícula ia até o dia 27 de setembro, o que significa que eu teria de voltar pelo menos no dia 24, quase uma semana a menos do que eu queria ficar. Mas já resolvi o problema. Como?! A matrícula, aparentemente, pode ser feita em outubro. Se eu ficar de reaval e o professor não concordar em aplicar a prova no começo de agosto ou me dar algum trabalho escrito pra fazer, eu bombo e faço outra vez. Ponto. Minhas férias eu não posso perder!

quarta-feira, 12 de maio de 2004

Bolsa - A Espera

A bolsa não chegou!! Disseram que vai chegar no dia 14... É uma palhaçada isso. O governo repassa o dinheiro da bolsa pras universidades e essas depositam nas nossas contas. Todo mundo, exceto nós, primeiro-anistas da Universidade de Kobe, recebeu a bolsa há 2 semanas! Por que essa sacanagem toda? Absurdo, viu...

Eu tinha falado que era quase certa minha viagem pro dia 16, pra ficar um mês, né? Bom, eu achei uma outra opção: viajar no dia 18, com uma passagem que vale por 2 meses. Claro que, saindo dia 18, não dça pra ficar 2 meses, porque minhas aulas começam em outubro. Mas dá pra ficar uma semana, 10 dias a mais. Já é alguma coisa, né?

Ultimamente eu tenho ficado um pouco irritada com a falta de boas maneiras e consideração dos japoneses. Isso porque todos os dias de manhã, quando eu tenho que pegar o ônibus lotado pra ir pra facu, eu vejo a mesma coisa. Um funcionário da empresa de ônibus fica no ponto, pra organizar a subida dos passageiros, gritando pra que eles vão mais pra frente, abrindo espaço pros outros passageiros subirem. Geralmente, eu vou o mais pra frente possível, mas é inútil, porque a pessoa do meu lado não move um dedo e fica lá, toda folgada, enquanto as pessoas no fundo do ônibus (a entrada é traseira) se espremem até não poder mais. E muita gente senta nos assentos preferenciais, mas não levanta mesmo quando algum idoso se aproxima. Eu acho que no Brasil vê-se uma atitude muito mais positiva nesses casos. Sério mesmo. Eu esperava muito mais dessas pessoas.

sábado, 8 de maio de 2004

Cadê a bolsa?

Parece que a bolsa de abril vai chegar no dia 11 de maio. 2 meses, 1 bolsa. Sem mais comentários.

Aqui no 9o andar é sempre muito quente. Eu deixo a janela aberta o dia inteiro, mas não tem vento, então não adianta. Ontem à noite parecia verão mesmo; eu nem me cobri para poder dormir. Mas hoje amanheceu chovendo, deu uma refrescada. O problema é que justo hoje eu tenho que sair para um field work com minha classe, e nós vamos andar pelas ruas de uma área que foi seriamente atingida pelo terremoto de 1995. Odeio chuva.

Ah, sim, o feriadão foi ótimo, claro. Encontrei meus amigos e o Oscar, nós passeamos um pouco por Tokyo e até fizemos um piquenique lá no campus da Universidade de Tsukuba, que, aliás, me lembrou muito a Cidade Universitária. Pena que foi curto... quer dizer, 4 dias não é exatamente um curto feriado, mas, para nós que passamos um ano inteiro juntos dentro e fora das salas de aulas, não foi suficiente. Bom, fazer o quê se tem que ser assim daqui pra frente...
Esse feriadão, assim como o ano novo (será que eu contei?) teve um big problema: caixas eletrônicos fechados. Eu tinha dinheiro suficiente, mas acho que era só eu. No dia em que gente tinha planejado fazer um tour de verdade por Tokyo, a Klara nos liga dizendo que não tinha podido retirar dinheiro e s? tinha a passagem para voltar para casa. Aí nós tivemos que mudar completamente os planos, com medo de o dinheiro não ser suficiente pro resto da viagem.
Lá em Shibuya nós tiramos uns purikura, aquelas fotinhos adesivas que são super populares por aqui. É muuito legal, nem se compara com aquelas máquinas que tem no Brasil. Dá pra tirar fotos em grupos grandes, personalizar, a qualidade é ótima, na mesma cartela vêm fotos diferentes, e não há quem não fique bem na foto (-.-)V

Comecei a pesquisar passagens pra voltar pro Brasil. Já está praticamente certo que eu vou no dia 16 e vou ficar só um mês aí. É que a passagem mais barata é fixada em um mês, e o preço vale a partir do dia 16. Se eu fosse no começo de agosto, teria que pagar mais de 800 dólares a mais!! Desse jeito ninguém pode reclamar da minha decisão, né? É claro que eu gostaria de passar 2 meses aí, mas isso me custaria muita grana, que eu não tenho.
Agora falta decidir se eu pego o avião de Osaka ou de Tokyo. O preço é o mesmo, o que significa que vale mais a pena ir direto daqui. Mas já que eu tenho todos esses dias livres, acho que vou me encontrar com o Oscar em Sendai. E aí de lá eu vou pra Tokyo. Parece que ele está na mesma situação que eu em relação às passagens e só vai viajar no dia 18.

Tenho que me arrumar pra sair.