quarta-feira, 28 de abril de 2004

Feriados japoneses

Agora são 0h30. Acabei de chegar. É bom não abusar, mas o Japão ainda é um país seguro. Além do mais, a esse horário ainda há muita gente nas ruas, porque os trens ainda funcionam. Às 23h30 peguei o trem, lotado. Engravatados voltando do trabalho (ou da happy hour), mulheres voltando do trabalho, estudantes. A gente ainda reclama que os trens não vão até mais tarde... Mas isso é porque a gente já se acostumou com o transporte daqui, e se esqueceu de que, no Brasil, primeiro: quase não há trens ou metrôs; segundo: os que há param de funcionar às 11 da noite; terceiro: mesmo que tivesse transporte 24h, não seria seguro ficar na rua tarde da noite.

Eu estava em Minoo. Fui jantar com os kouhais no Saizeriya, um restaurante italiano a que nós costumávamos ir quando na Gaidai. Fica em Onohara, o "centro do mundo" para nós que vivíamos naquele mundinho pequeno, sem poder ir muito longe mesmo aos fins de semana, porque tínhamos que estudar ou porque não tínhamos dinheiro... enfim. Foi bem legal conversar com os kouhais, eles são gente finíssima. Dois brasileiros, um de Sampa e um de Londrina, e um colombiano, de Bogotá, que por sinal, já conhecia o Oscar.

Amanhã é feriado nacional, "Dia do Verde". Eu acho que, como os japoneses, exceto os estudantes, não têm férias, eles inventaram um monte de feriados sem significado para poder descansar. Mas podiam ter feito melhor. Aqui não tem essa coisa de feriado prolongado, a não ser por um único dia do ano: o dia 4 de maio, que fica entre os feriados de 3 e 5 de maio, e foi declarado oficialmente feriado nacional - esse é o nome do feriado. É por isso que esses 3 dias (mais o fim de semana, se cair tudo junto) são chamados de Golden Week, e considerados as férias dos japoneses. Amanhã é feriado, mas sexta-feira tem aulas. Se o feriado caísse numa terça-feira, seria a mesma coisa. No Brasil, para os comerciantes, por exemplo, geralmente não há feriado prolongado também, mas para os estudantes é praticamente certo que sim.

Foi por isso que eu comprei minha passagem para Tokyo com saída na sexta à noite. Acontece que sexta passada 2 dos 4 professores disseram que não dariam aulas essa semana. Por que eles não falaram isso antes de eu comprar as passagens?! Segunda eu tentei trocar o dia da viagem, mas o ônibus da quarta já estava lotado. Se eu quisesse ir por outra companhia, eles só me devolveriam 70% do dinheiro. Bem, tive que me conformar. Pelo menos amanhã eu terei o dia inteiro para lavar, passar, cozinhar, aspirar o pó do quarto, fazer as malas e me encontrar com a Corina. Ela chega amanhã de manhã. Ah, e eu também espero que na aula de EF na sexta nós joguemos futebol, em vez de só ficar fazendo exercícios.

Minha voz está anasalada e meu nariz continua escorrendo, mas não tive febre nem dores no corpo. Espero que não piore da noite pro dia.

Estou procurando um trabalho. Meu dinheiro está diminuindo, diminuindo... desse jeito não terei grana suficiente pra voltar pro Brasil, e isso é algo que não pode acontecer de jeito nenhum! Ah, e vocês acreditam que a bolsa, que deveria ter sido depositada no máximo na segunda-feira, até hoje não tinha sido depositada? Pois é, o governo está dando o calote... E o pior é que muita gente estava vivendo só com a bolsa de março, que veio lá pelo dia 11, ou seja, muito mais mês do que dinheiro.

Huaa, que soninho... Boa noite.

sábado, 24 de abril de 2004

Sexta à noite, nada de internet. Sábado de manhã, nada de internet. Achei que fosse meu computador mas minha amiga me manda uma msg no celular perguntando se eu podia usar a internet. Ligamos pra companhia, disseram que viriam à tarde, mas eu saí, não sei o que aconteceu. Só ontem, quer dizer, hoje, porque era mais de meia-noite, a conexão voltou. Ai, que chato não poder ver e-mails...

Ontem à noite eu fui à casa de um amigo meu em Osaka para uma "house-warming party". Um apertamento, bem do jeito que eu achava que saum os apês japoneses. Um cômodo, um banheiro, não muito diferente do meu quarto aqui no dormitório... Foi legal rever algumas pessoas da Gaidai. E dar umas risadas juntos.

Sábado que vem vai ser assim... encontrar o pessoal, dar risada, só espero não chorar na hora de ir embora. Ah, encontrar com o Oscar... e depois disso, acho que só em dois meses, ou então só em outubro... aaaaahh!!

Ah, o falecido celular teve que ser velado. O corpo naum foi encontrado. Então eu comprei um novo. Se vcs quiserem o n?mero e e-mail novos, mandem-me um e-mail.

O futebol está me matando. Dois anos sem fazer exercícios físicos, é nisso que dá. Uma corrida de 5 minutos acabou comigo. Mais alguns exercícios, e minhas pernas estão doendo até agora. A cabeça já se acostumou a cabecear, pelo menos.

Acho que peguei uma gripe. Ontem à noite espirrei direto, e agora meu nariz tá escorrendo. Na sexta acordei com a garganta inflamada... ai, que medo de pegar uma gripe no Japão! Eu só não quero ficar doente a ponto de não poder viajar pra Tokyo. Preciso ir ao médico.

segunda-feira, 19 de abril de 2004

Gente, eu não consigo mais viver sem internet! Ainda bem que agora eu tenho internet aqui no meu quarto. Se eu não tivesse pedido a instalação da internet aqui, não sei mais quanto tempo eu ficaria sem internet, porque eu não posso usar na universidade, vcs acreditam? Eu preciso de um ID e uma senha, que são dados numa aula estúpida de informática. Só que, como não há computadores suficientes pra todo mundo, eles dividiram a classe em dua partes. Eu fiquei na parte que tem aulas a partir de junho e que, portanto, só recebe a senha em junho. Dá pra ser mais dã? Desculpe a falta de vocabulário. Ai, eles são tão bobinhos...

Tá parecendo verão esses dias. Eu tirei minhas sandálias e minhas Havaianas do armário. Sexta passada nós tivemos aula de "Educação Física", que é obrigatória. Eu estou fazendo futebol. De campo. O sol estava tão forte que eu estou até com o rosto queimado agora. Ontem fez 24 graus! E hoje choveu o dia inteiro... detesto dias chuvosos...

Bom, agora vcs podem me mandar e-mails à vontade que eu vou checar todos os dias.

Ah, sim, antes que eu me esqueça. Sexta passada eu perdi meu celular. Deixei no banheiro e quando voltei não estava mais lá. Hoje coloquei uns papéis na parede de vários banheiros da faculdade pedindo a quem quer que tenha achado para me devolver. Até ofereci uma recompensa, mas não sei em que vai dar... Fiquei muito triste, até sonhei que achava meu celular, mas já estou me conformando com a idéia de que terei que comprar outro. O pior de tê-lo perdido são as fotos, músicas e endereços que eu tinha gravados. O celular em si não faz muita diferença. Agora vou tomar o máximo de cuidado. Não sei como não aprendi, porque não é a primeira vez que eu deixo o celular no banheiro. Só que é a primeira (e será a única) vez que eu perco de verdade.

Assim que eu ressucitar ou terminar de velar o falecido, eu aviso.

Beijos, Ilka =)
EEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!! Internet no meu computador!!! Abaixo segue o big-post que eu escrevi durante alguns dias e salvei sem poder copiar aqui.

Finalmente eu tenho acesso à internet novamente. Não, não no meu próprio quarto, como eu esperava. Isso ainda levará algum tempo, não sei quanto. Com todo o trabalho da mudança, um curto período sem-teto, seguido por um período sem-internet, não deu para atualizar o blog. Desculpem, não é mais o caso de dizer atualizar e, sim, tirar o pó do blog. Bom, tudo o que eu falei até agora é mentira. Eu estou escrevendo no Word do meu computador, mas para salvar e copiar no blog assim que eu tiver acesso à internet.
Eu estou em Kobe! Sim, na ensolarada e civilizada (aparentemente) Kobe! Falando em civilizada... Domingo, dia 4, no caminho de volta da locadora, eu estava esperando o semáforo fechar, e caía uma chuva constante, mas fina. De repente eu percebo um guarda-chuva cobrindo minha cabeça. Olho pra trás, uma simpática senhora em seus sessenta e poucos anos sorri e diz: “Só a cabeça mas, mesmo assim...” Eu fiquei surpresa, agradeci, me desculpei (no Japão é costume desculpar-se ao receber um favor). Ela acrescentou: “Andando não dá pra sentir muito, mas se ficar parado... e esse semáforo também demora, né” e comentou: “Coitado do pessoal que queria fazer hanami (olhar as flores de sakura) hoje, né?” Quando o semáforo fechou, ela seguiu seu caminho, recomendando que eu tomasse cuidado. Fiquei até um pouco feliz depois disso... que senhora mais gentil!
Hoje (dia 5 de abril) eu tive exame médico pra universidade. Era dia das mulheres de algumas faculdades fazerem o exame. Pode parecer maldade, e eu nem tenho direito de falar isso, mas a verdade é que eu fiquei espantada com o tanto de garotas feias que havia. É que lá na Gaidai não era assim. E mesmo ns ruas não se nota. Talvez por causa da concentração ficou mais evidente que o Japão é como todos os outros países: tem mulher feia, sim. É que eu achava que as mulheres, em geral, não eram tão feias, e que os homens eram caso perdido aqui no Japão. Bom, o que a natureza fez não é certo julgar. Mas a moda... credo, como elas se vestem mal.
Depois do exame médico e passar pela administração regional, eu fui comer um sanduíche na Subway. Me empolguei com as baixas calorias dos sanduíches, já é a segunda vez em 3 dias, heheh. Tudo bem que eu comi um chocochip cookie depois, mas é irrelevante. Enquanto eu estava lá comendo, havia um grupo de umas 5 garotas, sentadas, aparentemente não consumindo nada. Estavam conversando, entre outras coisas. Outras coisas: uma delas estava fazendo a manutenção da permanente com uma “baby-liss” portátil! Aproveitando-se dos espelhos que cobrem as paredes do restaurante – seria essa a razão por que elas escolheram a Subway? Todas tinham o mesmo estilo de cabelo: tingido, permanente, ar de cabeção (ou cabeção de ar?), e o mesmo estilo de roupas: jeans, bico fino e salto alto. Fiquei imaginando o que será que essas menininhas (com seus 20 anos) bonitinhas que se vê nas ruas fazem da vida. Quem banca suas roupas de marca, cabeleireiro e manicure? O que acontecerá se, um dia, elas tiverem que enfrentar a vida de frente, de verdade? Eu nem posso dizer sobre mim mesma, mas... o que se sabe do futuro são somente riscos e chances.
Tenho a nítida impressão e altas probabilidades de que os primeiros muitos meses de faculdade serão um fiasco. Meu conhecimento de japonês está muito pior que 6 meses atrás. E é justamente agora que eu mais preciso. Bom, pelo menos o histórico dos senpais indica mais ou menos a mesma tendência: apesar de um primeiro ano praticamente perdido, é quase certa a sobrevivência, e até mesmo o sucesso no fim dos 4 anos.

Agora já é 6 de abril. Hoje teve a cerimônia de boas-vindas aos novos estudantes da universidade. Ainda bem que eu não fui, porque ouvi dizer que saía gente pelo ladrão, e não houve nada de importante pro meu currículo. À tarde eu tive que ir à universidade para entregar uns documentos e pegar muitos outros. Parece que eu era a única a não estar vestindo terninho preto... Conversei com meu professor orientador, que, por sinal, foi o mesmo que aplicou a prova de redação no dia da minha entrevista. Muito simpático. Acho que ele tem confiança demais em mim. Disse que havia aulas de japonês para os estudantes estrangeiros, mas que achava que eu não precisava... hah.
Terei também um tutor, que deve me ajudar quando eu tiver problemas com Japonês, as papeladas da universidade, e com as aulas também, porque ele é estudante de pesquisa no mesmo departamento que eu. Acho que vou conhecê-lo esta sexta-feira, quando teremos uma cerimônia de boas-vindas pros estudantes estrangeiros. Essa, com comes e bebes. Como nos velhos tempos de Gaidai. (uau, soou como se tivesse sido há séculos...)

Meu quarto continua uma bagunça. Há prateleiras demais e nenhum gaveteiro. Eu, que durante a vida toda guardei minhas roupas em gavetas, estou perdida. Por isso tenho roupas na estante de livros e dentro do armário. Há um detalhe que não me permite aproveitar as prateleiras em 100% - elas são muito altas! Eu preciso de um banquinho, mas ainda estou procurando uma loja de móveis barata. Eu não vi nenhuma loja de móveis que seja somente uma loja de móveis. Será que a internet irá me salvar? Mas que internet?!
Enviarei algumas fotos do meu quarto por e-mail. Ele é bem maior que o quarto da Gaidai, e que o meu quarto no Brasil. Tem um banheiro com banheira e uma mini-cozinha, só que sem fogão. Praticamente uma kitinete. E fica no 9º e último andar. Da sacada do meu quarto eu vejo o ground da escola coreana e um parquinho, onde o pessoal joga futebol e beisebol. Da janela do corredor vê-se o porto. Infelizmente as sacadas do prédio são perpendiculares ao mar, ou seja, ninguém tem vista pro mar...

O Oscar, ah, o Oscar tá lá em Sendai, onde Judas perdeu as botas. Disse que está gostando muito da cidade, da universidade. Ele tava com medo de que Sendai fosse inaka (interior), mas parece que é uma cidade relativamente grande. O problema é que o dormitório em que ele mora fica bem afastado da cidade, não tem quase nada por perto, a não ser um cemitério... hihih. Não, parece que tem uma loja de conveniência também. Para piorar, o dormitório é cheio de regras, incluindo fechar as portas às 10 da noite! Aqui nós temos um código para abrir a porta depois das 11 da noite.

Dia 7 de abril. Esse terá sido o post que levou mais tempo para ser escrito na história do s blogs. Acordei mais ou menos às 8 e fiquei na cama até as 9. Às 9h30 saí para tirar o lixo e ir ao supermercado, mas o supermercado só abria às 10, então eu tive que caminhar pelas redondezas até as 10. Acho que agora vou a Sannomiya (centro de Kobe) para resolver o plano de saúde, plano do celular, pesquisar preços de passagens para Tokyo, fazer compras... acho que estou me esquecendo de alguma coisa... Ah! Preciso ir à locadora!

8. Ontem eu usei a internet. Mas de cara olhei o computador e achei que não tinha drive pro disquete. Concentrei-me nos e-mails, que eram muitos (principalmente desejando um feliz aniversário, muito obrigada), e quando estava saindo, porque havia acabado meu tempo, descobri que tinha entrada pro disquete, escondida. Ai, ai, ai... Hoje não pude usar a internet e amanhã também não poderei. Terei aulas de manhã e uma “welcome ceremony” seguida por uma “welcome party”, que está prevista para terminar às 7 da noite. Depois disso ainda tenho que ir à locadora devolver os filmes que eu aluguei ontem: Garota Interrompida (tem vírgula?) e Music From Another Room, com o gatíssimo Jude Law, que eu adorei. O filme.
Hoje tive uma orientação na facu, que foi das 9h30 às 3h30 da tarde. Graças ao chefe do departamento, que queria conferir se eu estava presente na sala (com uns 120 alunos), para dar uma informação, agora todo mundo neeeem sabe que eu me chamo Akinaga, que meu número de estudante termina com 502, e que eu sou brasileira! Bom, eu até que achei bom. Assim eu espero que todo mundo entenda que eu não sei falar japonês porque eu NÃO SOU JAPONESA!
Eu estou completamente perdida em relação ao horário das aulas, a que aulas eu tenho que assistir, onde, o que eu devo levar, sobre o que é... Bem, como vocês podem ver, eu estou totalmente integrada ao ambiente universitário japonês. Não conheci um único aluno japonês até agora, pra piorar. E também ainda não conheço direito o campus, que é grande e fica na montanha, e não é como a Cidade Universitária, as faculdades ficam em quarteirões diferentes de um bairro comum, ou então são separadas pela “vegetação de montanhas”, o que ajuda muito a não saber aonde se está indo. Ai, que fiasco... E eu ainda terei aulas de Educação Física!! Blergh, bleh.

terça-feira, 13 de abril de 2004

Eu estou ficando louca sem poder usar a internet! Quer dizer, eu estou usando agora, aqui no dormitorio, mas soh posso usar durante 30 minutos. E talvez soh de 4a feira, pq nos outros dias eu tenho aula a tarde e qdo eu chego aqui a sala de computadores jah estah fechada. Lah na faculdade ha salas de computadores mas eu ainda naum recebi minha senha!!
Eu escrevi por uns 5 dias no word do meu computador e gravei num disquete. Esse computafor tem o drive pro disquete, tem o drive pro CD, mas naum le nada!! Que droga de computador eh esse??
Esses japoneses saum muito lesos pra computador, viu... Sabem fazer, mas naum sabem usar. E agora, o que eu vou fazer? Eu estou desconectada do mundo!

Ah, minhas aulas jah comecaram, e parece que sera muito dificeis... buaaa. Ontem eu tive aula de frances... e tive uma aula em que o professor nos recomendou um livro do Paulo Freire!! Naum que eu conheca muito de Paulo Freire, maseu jah tinha ouvido falar.

Bom, eh melhor eu ir agora que ainda tenho uma aula.